Programa de Atenção à Saúde da Mulher

Atendimento especializado para mulheres, com acompanhamento ginecológico, realização de exames preventivos e promoção da saúde feminina, neste momento mais de 400 mulheres são beneficiadas.

A experiência em Atenção Primária de Saúde permite constatar a relevância do Diagnóstico Situacional das comunidades com propósito de estabelecer Planos e Políticas de Saúde mais resolutivos e eficientes na utilização de recursos.
O Diagnóstico Situacional é uma das principais ferramentas em gestão, pois permite o planejamento de ações baseadas no conhecimento das necessidades de saúde, saneamento, educação, transporte, segurança, etc.

Dentre as mulheres atendidas, Observou-se uma grande demanda pela realização de exames de rotina (95,24 %) e pelo exame colpocitológico do útero (79,01%), seguido da necessidade de realização de ultrassonografia pélvico e transvaginal (66,83%) e da mamografia bilateral para rastreamento (55,69%). As indicações cirúrgicas foram identificadas em 10,78 % das pacientes consultadas, sendo que as principais indicações incluem miomatose uterina, adenomiose uterina ,cistocele , incontinência urinária e espessamento endometrial. Nas pacientes com indicação cirúrgica a que observou grande demanda foi a histerectomia total( 38,46 %) seguida pela perineoplastia ( 23,07 %).

Durante 2019 a 2025, percebemos pacientes que há mais de 10 anos não realizavam um exame preventivo (o Papanicolau) e mamografia. Nesse periodo de trabalho, conseguimos fazer o diagnóstico de câncer de colo de útero e vagina e também câncer de mama, desta forma encaminhando as pacientes para o tratamento especializado. Houve também muitas pacientes que necessitavam de cirurgias ginecológicas, e as mesmas também foram encaminhadas para a realização da cirurgia de forma gratuita.

Foi adquirido um colposcópio, enquanto que no exame ginecológico comum o médico examina diretamente e a olho nu o colo do útero, na colposcopia o médico pincela na superfície dos tecidos um líquido que ressalta as lesões e examina através do colposcópio, a uns trinta centímetros de distância. A colposcopia é um exame realizado pelo ginecologista indicado para avaliar o colo do útero de forma bem detalhada, buscando sinais que podem indicar inflamação ou presença de doenças, como HPV e câncer, um exame simples, não causa dor, podendo gerar um desconforto ou uma discreta sensação de ardor quando se aplica os produtos que ajudam a fazer uma melhor observação do colo do útero da paciente e posterior avaliação se há necessidade de realizar uma biopsia daquela região alterada.

Ações