Atenção à Saúde Integral da Criança na pediatria e Atendimento Especializado em Autismo

Oferece atendimento pediátrico para crianças de 0 a 14 anos, priorizando aquelas da zona rural de Atílio Vivácqua, garantindo acompanhamento médico e promovendo o bem-estar infantil.

Diante da compreensão que a assistência a saúde da criança no Brasil está bem delineada nas diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde, o projeto não tem como proposta a substituição deste atendimento mas sim a complementação do mesmo de forma a melhorar a abrangência e interdisciplinaridade fundamentais no acompanhamento à infância.
Dentro do âmbito da Puericultura, considerada uma ciência da promoção da saúde e do monitoramento do crescimento e desenvolvimento infantil, a atuação do pediatria e da equipe multidisciplinar é de fundamental importância na complexidade atualmente vivenciada pela criança brasileira onde a vulnerabilidade social é expressiva.

Por fim, o projeto se propõe a lançar um novo olhar para o complexo mundo da criança em desenvolvimento,
agregando a equipe multidisciplinar e identificando dentro do grupo crianças neuro atipicas ( TEA; TOD;TDAH,ETC),Estudos recentes indicam um crescimento expressivo no diagnóstico de TEA em crianças e adolescentes, e estima-se que cerca de 1 a 2% da população mundial esteja no espectro autista. Este aumento da prevalência, juntamente com a diversidade das necessidades apresentadas pelas pessoas com TEA, torna fundamental a criação de centros especializados que ofereçam serviços de diagnóstico precoce, intervenção multidisciplinar e suporte contínuo.

O Centro de Atendimento Especializado em Autismo visa preencher essas lacunas, promovendo o diagnóstico precoce, que é essencial para o sucesso da intervenção e desenvolvimento das habilidades sociais e cognitivas dos indivíduos com TEA. Além disso, o centro será um espaço de referência para o desenvolvimento de abordagens de tratamento que integram saúde, educação e assistência social, promovendo uma rede de apoio estruturada e acessível. Por meio de uma equipe multiprofissional, composta por psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, e outros profissionais de saúde especializados, será possível oferecer um acompanhamento personalizado e contínuo, adaptado às especificidades de cada paciente.

Neste complexo mundo dos autista estamos criando o Protocolo de verificação de avaliação clínica, Verificar níveis de vitaminas:

Seletividade Alimentar
B9 e 12 - metilcobalamina *melhoras nas funções neurológica e mitocondrial; redução de inflamações e desconforto
Digestivos; mais energia e menos comportamentos repetitivos; avanços na linguagem, comunicação e interação social.
Ferro e ferritina
Acido Fólico ;
Vitamina D :
Magnésio:
Verificar disbiose intestinal pois pode afetar a comunicação verbal.

Ações